Ed. Infantil

O Curso

A Educação Infantil é uma experiência importante no sentido de estimular a socialização da criança e todo seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

Os princípios psicopedagógicos que norteiam um ambiente estimulante e feliz para as crianças são: AUTOESTIMA, MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM E DISCIPLINA.

Mas então qual a função da Educação Infantil? Do Maternal ao Jardim II a criança vai aprimorando suas habilidades motoras fina e grossa, a lateralidade, a noção do EU através de sua identificação corporal e da relação com o OUTRO, raciocínio lógico, orientação espacial, equilíbrio, percepção auditiva, memória visual, desenvolvimento da fala, expressão corporal (através de mímicas, dramatizações e músicas), criatividade, hábitos de higiene corporal e ambiental, cores, formas geométricas, as letras, conceitos matemáticos (muito/pouco, grande/pequeno, espessuras, dentro/fora) e experimenta tudo isso brincando e aprendendo.

Através deste APRENDER-BRINCANDO a criança desenvolve suas habilidades, o sentido de cooperação, aprendendo a lidar com seu mundo e com o Outro. São inter-relações de aprendizagem, pois o cognitivo depende do afetivo, que influi no psicológico, que está relacionado ao psicomotor, ao físico, ao emocional... Portanto é fundamental que nos preocupemos com TODOS os aspectos do desenvolvimento infantil. Todos são igualmente importantes e se processam simultaneamente. É por meio da EXPERIÊNCIA, da OBSERVAÇÃO e da EXPLORAÇÃO de seu ambiente, que a criança constrói seu conhecimento, modifica situações, reestrutura seus esquemas de pensamento, busca soluções para fatos novos, favorecendo seu desenvolvimento intelectual, principalmente na fase da educação infantil.

É na FAMÍLIA que se dá o início da socialização da criança, que deve ser estimulada casa vez mais da dependência para autonomia. Devemos estimular nossas crianças a serem independentes, desde as pequenas aprendizagens, como: comer sozinha, vestir-se, tomar banho, ir ao banheiro, calçar e amarrar o tênis, guardar sua roupa, jogar a roupa sua no cesto, etc. Orientá-lo a guardar seus materiais escolares, dar atenção aos seus deveres de casa (não fazer POR ELE, mas COM ELE), perguntar sobre as atividades ocorridas na escola, incentivá-lo a ajudar a preparar seu lanche, podendo escolher entre algumas POUCAS opções (pois não devemos “empanturrar” as crianças). Organizar a rotina de casa, de forma que a criança não se sinta apressada para vir para a escola, tirando-lhe parte do seu prazer de estudar, deixar entrar sozinha, escolher seu lugar...

O que mais temos visto hoje, sobre EDUCAÇÃO: ESCOLA e FAMÍLIA é a importância do resgate dos valores, dos princípios que norteiam o nosso relacionamento humano. Escola e família se COMPLETAM, caminhando juntas neste processo de formação do INDIVÍDUO-ALUNO e FILHO.

E para que isso aconteça, é preciso primeiramente que a família vivencie os valores morais que nos educam para sermos seres humanos melhores e mais saudáveis. Nada, nem mesmo a escola substitui este papel da família. Nós podemos e devemos desenvolver juntos, a educação de nossas crianças. A criança que não sabe brincar, não sabe também estudar. A criança que não vive o valor da família, também não reconhece o valor da escola. Nós enquanto escola, queremos ser parceira neste processo tão complexo, mas também tão bonito e importante, o desenvolvimento e a aprendizagem de nossas crianças.


AVISOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL:
» Projeto do ano “OLEM - O líder em Mim.”.
» A Educação Infantil trabalha com SISTEMA DE UNIDADE (mensal com subtemas), através de Projetos. Pedimos a participação dos pais nas atividades, comemorações e eventos promovidos pela Escola.
» Os trabalhinhos vão ao final do mês dentro da pastinha, que retornará vazia no dia seguinte. Os pais devem valorizar as atividades do filho.
» A agenda vai para casa sempre que há um recado, após lido o responsável deverá assinar.
» Todos os MATERIAIS devem ser marcados com o nome da criança. Copo e escova de dente devem ser gravados o nome e a toalhinha deve ter um elástico para pendurar.
» Livro, estojo e caderninho de aula ficam na escola.
* Sugerimos para Jardim I e Jardim II ter um estojo completo em casa, para fazer deveres de casa.
» Toalhas e copos vão para casa sexta-feira e retornam limpos na segunda-feira.
» O UNIFORME também deve ser marcado com o nome da criança.
» Uniforme completo e materiais, desde o primeiro dia de aula.
» É importante a PONTUALIDADE tanto na hora da entrada como na hora da saída. Contamos com a calma dos pais no portão no horário da saída dos alunos. Não há mobilidade no horário.
» A FREQUÊNCIA é outro ponto importante, para o aproveitamento da criança na Escola. A Educação Infantil trabalha com Avaliação Descritiva, com registros acompanhando progressos e dificuldades da criança.
» É imprescindível que o responsável observe a cabeça da criança todos os dias, para evitarmos o problema PEDICULOSE.
» O dia do brinquedo será sempre na última sexta-feira do mês. Neste dia a criança poderá trazer um (1) brinquedo para compartilhar com os coleguinhas. Solicitamos que não tragam brinquedos caros ou muito frágeis, pois o objetivo e de brincarem juntos.
» Trabalhamos com boletos bancários, pago em qualquer agência de casa lotérica até o vencimento, após o vencimento somente na Caixa Econômica.
» É importante estimular a independência e segurança do seu filho na Escola, deixe-o entrar sozinho, a Escola é o Espaço da Criança. Estimule a autonomia de sua criança. Acredite em seu potencial!

Rua Dionísio Rocha, 231 - Parque Araruama - São João de Meriti - RJ
Estrada Arthur Antônio Sendas, 2323 - Parque Analândia - São João de Meriti - RJ
Tel: (21) 2771-6429 | 3777-5562
contato@cemalvinaqueiroz.com.br