NOTÍCIAS

Documentos, Uniforme do Aluno, Cumprimento de Horários e Outros

O aluno deverá apresentar-se desde o primeiro dia de aula devidamente UNIFORMIZADO, bem como ter o material didático-pedagógico e de artes.

Fica expresso que o aluno terá que cumprir o horário do turno e turma em que se matriculou, horário este estabelecido pela Escola, em conformidade com os padrões de exigência dos órgãos competentes, não podendo negociar início ou término do dia letivo para conciliar com práticas esportivas, cursos extras fora da escola e outros. Só será tolerado o não cumprimento do horário, em casos eventuais, por motivos de saúde e/ou consultas médicas.

OBSERVAÇÕES GERAIS:
A Escola não permite o uso em sala de aula de aparelhos eletrônicos, como celulares e outros, bem como não se responsabiliza por estes ou por jóias e outros objetos de valor, que de forma alguma tenham necessária utilidade ao andamento pedagógico.

Caso algum aparelho eletrônico seja utilizado para fins pedagógicos em sala de aula, será marcado com antecedência, sendo o aluno o responsável pelo uso e cuidado com o seu aparelho.

Fica expresso que a Escola se utilizará dos procedimentos disciplinares previstos em regimento:
• NOTIFICAÇÃO – no caso de não cumprimento das exigências quanto ao uniforme, material e horário.

• ADVERTÊNCIA ESCRITA, SUSPENSÃO E DESLIGAMENTO DEFINITIVO - por atos indisciplinares praticados pelo aluno ou por comprometer o nome e a reputação dos professores, funcionários, colegas do estabelecimento de ensino, através de ofensas verbais, físicas e dos meios de comunicação: internet, jornais, panfletos etc, ou ainda, por praticar outros atos indisciplinares previstos em Regimento Interno. A Escola ainda se resguardará ao direito de recorrer aos órgãos jurídicos competentes, quando julgar necessário, cabendo aos pais responder pelos atos dos filhos menores.

• ESTA AGENDA É DE USO OBRIGATÓRIO DO ALUNO.

• PAPEL DO ALUNO - O aluno é protagonista e ativo no seu processo de aquisição da aprendizagem. O seu desenvolvimento cognitivo deve caminhar juntamente com uma crescente autonomia, responsabilidade e consciência e desenvolvimento de suas potencialidades.

• PAPEL DO PROFESSOR - O professor é elemento motivador e facilitador essencial ao processo de condução e construção da aprendizagem. Elemento comprometido com a formação acadêmica de excelência, pautada na ênfase em saberes de áreas curriculares que promovam interdisciplinaridade, a contextualização e a aprendizagem significativa.

• PAPEL DA FAMÍLIA - O acompanhamento da família no crescimento acadêmico do aluno é fundamental. É papel da família dar suporte necessário para que o aluno acompanhe o ano letivo com qualidade, no que diz respeito ao material escolar, uniforme e solicitações pedagógicas pertinentes aos conteúdos e projetos desenvolvidos.
É dever da família garantir a freqüência e acompanhar a aprendizagem da criança, zelando por suas tarefas de casa e participando, sempre que possível, dos eventos acadêmicos.

OBSERVAÇÂO: A Escola não permite o uso em sala de aula de aparelhos eletrônicos, como celulares e outros, bem como não se responsabiliza por estes ou por jóias e outros objetos de valor, que de forma alguma tenham necessária utilidade ao andamento pedagógico.
Caso algum aparelho eletrônico seja utilizado para fins pedagógicos em sala de aula, será marcado com antecedência, sendo o aluno o responsável pelo uso e cuidado com o seu aparelho.

REGRAS DE CONVIVÊNCIA:
O Corpo discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados, sendo o centro e a razão de todas as atividades educativas.

» São direitos dos alunos;
a - Receber, em igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como usufruir de todos os benefícios de caráter educativo;
b - Ser respeitado em sua individualidade;
c - Solicitar ajuda aos professores e equipe técnico-pedagógica frente às dificuldades com o programa;
d - Solicitar atuação do diretor ou qualquer membro da equipe técnico-pedagógica diante de problemas com o grupo de alunos, professores ou funcionários;
e - Igualdade de direitos e obrigações escolares;
f - Frequentar a biblioteca, sala de leitura, laboratórios e demais dependências, nos horários a eles reservados, bem como participar das atividades escolares, sociais, cívicas, esportivas e recreativas destinadas à sua formação promovidas pela escola.

» São deveres dos alunos;
a - Cumprir as tarefas solicitadas em sala de aula;
b - Apresentar-se com asseio e devidamente uniformizado;
c - Trazer o material necessário para as aulas;
d - Cumprir regularmente o horário escolar;
e - Respeitar professores, profissionais e colegas;
f - Colaborar com a disciplina e bom andamento pedagógico em sala de aula;
g - Colaborar com a conservação e asseio do prédio e mobiliário, manter em bom estado materiais de sala de leitura, biblioteca, laboratórios, sala de aula e demais dependências.

O regime disciplinar do Centro de Educação Malvina Queiroz visa despertar nos alunos o senso de responsabilidade que lhes possibilite o devido uso da própria liberdade. Na hipótese do estabelecimento não conseguir despertar no aluno o espírito necessário à cooperação para a boa disciplina, estão previstas as penalidades;

a - NOTIFICAÇÕES- Ex- Tarefas não realizadas, atraso, uniforme incorreto...
b - ADVERTÊNCIA oral e/ou escrita em caso de indisciplina ou por notificações não atendidas.
c - RETIRADA DE SALA DE AULA, caso tenha cometido falta ao professor ou ao colega;
d - SUSPENSÃO de 1 a 3 dias de frequência às aulas;
e - DESLIGAMENTO DEFINITIVO com o cancelamento de matrícula e imediata expedição do documento de transferência.

» São considerados atos indisciplinares graves praticados pelo aluno:
a - Atos que comprometam o nome e a reputação da escola, professores, funcionários, colegas do estabelecimento de ensino, através de ofensas verbais e dos meios de comunicação: internet, jornais, panfletos e outros;
b - Agressões físicas e/ou verbais.
c - Furto dentro da escola;
d - Uso ou venda de drogas lícitas ou ilícitas dentro do ambiente escolar ou em saídas pedagógicas, bem como consumir tais drogas uniformizado, mesmo que fora do espaço escolar.
e - Depredação de Patrimônio;

A Escola ainda se resguardará ao direito de recorrer aos órgãos jurídicos competentes, quando julgar necessário, cabendo aos pais responder pelos atos dos filhos menores.




Rua Dionísio Rocha, 231 - Parque Araruama - São João de Meriti - RJ
Tel.: (21) 2771-6429 | 3777-5562
contato@cemalvinaqueiroz.com.br

Este site é melhor visualizado no Mozilla, Google Chrome ou IE 7 | Recomendável utilizar resolução 1024x768 ou superior